LUCRATIVIDADE É DIFERENTE DE RENTABILIDADE
É bastante comum, ao se analisar o lucro de uma empresa, a confusão entre dois conceitos: lucratividade e rentabilidade. Muitos empresários falam de rentabilidade do seu negócio, pensando em lucratividade, quando, na realidade, são dois conceitos distintos.
Consultando o dicionárioweb da língua portuguesa verificamos que a palavra lucratividade deriva de lucro, enquanto na rentabilidade, a origem é outra: vem da palavra renda.
As atividades empresariais são voltadas essencialmente para a consecução do lucro. O lucro ou prejuízo de cada período resulta da confrontação de receitas e despesas. Isoladamente o lucro apenas indica o excedente das receitas sobre os custos e despesas incorridos. Embora tais informações tenham validade, ao compararmos o lucro com o investimento realizado, obtemos uma medida de remuneração dos recursos, que nada mais é que a taxa de rentabilidade
Para uma melhor clareza de conceitos tomemos o seguinte exemplo: Uma pessoa investiu em uma empresa a importância de R$ 500 mil. Obteve um faturamento de R$ 100 mil e um lucro líquido de R$ 50 mil. Dessa forma, a lucratividade da empresa foi de 50%, ou seja, o lucro líquido dividido pelo faturamento (receita de vendas). Por outro lado, a rentabilidade do investimento foi de 10%, ou seja, o lucro líquido dividido pela importância investida.
Segundo Wernke (2008), os indicadores de Lucratividade auxiliam o gestor financeiro a avaliar o desempenho empresarial em relação à geração de lucros e os indicadores de Rentabilidade demonstram o retorno proporcionado pelos investimentos realizados na empresa.
Em síntese: enquanto a lucratividade demonstra se o empreendimento é lucrativo, a rentabilidade demonstra se foi viável economicamente o emprego do capital no negócio e de quanto foi esse rendimento.
“Afirmar que a General Motors teve um lucro de, digamos, cinco bilhões de reais, no ano 2XXX, e que a empresa Descamisados Ltda. teve um lucro de duzentos mil reais, no mesmo período, pode impressionar no sentido de que todo mundo vai perceber que a General Motors é uma empresa muito grande e a outra muito pequena, e só, não refletirá, todavia, qual das duas deu maior retorno relativo.” (IUDÍCIBUS)
É importante, portanto, que possamos relativizar o lucro de uma empresa em relação a seu retorno esperado. Em outras palavras, a simples informação do lucro de uma empresa, isoladamente, não nos dá parâmetros para decisões. Ao relativizar-se o lucro estabelece-se o conceito de rentabilidade. Podemos conceituar a rentabilidade como sendo o grau de êxito econômico obtido por uma empresa em relação ao capital nela investido. (BRAGA, 1989)
Através dos índices de rentabilidade podem se avaliar aspectos das relações entre o lucro e os investimentos que foram feitos na empresa, podendo concluir sobre sua solidez, fornecendo dados que venham a corroborar, juntamente com outros indicadores, com a capacidade da empresa em manter ou não sua capacidade produtiva e dar a dimensão real desses lucros dentro das atividades da empresa.
Em outras palavras: O investimento só passa a ser compensatório se não existir no mercado uma alternativa de investimento, com maior rentabilidade, com o mesmo risco. Daí a importância da comparação da empresa, isoladamente, com a rentabilidade média do setor.
Essa análise da rentabilidade do negócio, entre outros fatores, pode ser decisiva para um planejamento estratégico que promova a adequação da empresa a uma média do setor, ou mesmo para se chegar à conclusão de que o negócio não tem a rentabilidade esperada frente a outras possibilidades de investimento existentes no mercado.
Entendida a diferença entre Lucratividade e Rentabilidade?
Artigo escrito por:
Mário Capp – Diretor da Educa Contábil